sexta-feira, 12 de maio de 2017

Projeto Campeonato Brasileiro 2017

Apresento hoje o projeto que venho preparando há alguns meses, e que, com certeza, é o maior já publicado aqui no blog. A proposta foi criar os uniformes home e away dos 20 clubes participantes da série A do Campeonato Brasileiro de 2017, utilizando as fornecedoras originais de cada clube.
Segue abaixo as 40 coleções!
Os uniformes do Atlético-GO são feitos pela Numer, sendo o clube goiano o único patrocinado pela marca. O kit home vem com camisa e meias listradas em rubro-negro, o short branco completa a coleção. O destaque fica para as faixas presentes na gola e punhos, e para o grafismo presente nas faixas horizontais do corpo e mangas da camisa. O kit away vem com camisa e meias em branco, ambas com detalhes rubro-negros, as faixas presentes na camisa seguem o padrão usado na camisa titular, short preto completa a coleção.
O Atlético-MG é o primeiro dos três times patrocinados pela Topper. A camisa home vem com um padrão de listras verticais finas, que preenchem todo o corpo e as mangas da mesma, short preto e meias brancas completam o kit. A camisa away vem toda em branco, com o preto aparecendo apenas nos detalhes da gola e dos punhos, faixas em mesh foram aplicadas no corpo da camisa, short branco e meias pretas completam o kit. Destaco o detalhe presente na parte posterior das camisas, que traz a frase "Galo forte e vingador".
A Umbro dominou entre os times da Série A, patrocinando um total de sete clubes, o primeiro deles é o Atlético-PR. A camisa home vem como manda a tradição, listrada verticalmente em vermelho e preto, o diferencial dessa camisa fica para a predominância do vermelho, e para o grafismo de círculos utilizado na parte frontal, short e meias pretas completam o kit home. O kit away vem com todas as peças em branco, alguns detalhes rubro-negros estão presentes nas peças, como as faixas presentes na parte interna da barra da camisa e o corte presente nas mangas, destaco o uso do tecido mescla em cinza no corpo da camisa.
O segundo clube da Umbro é o Avaí, que volta a Série A em 2017. Os dois kits vem em azul e branco, sendo a camisa home mais tradicional, listrada verticalmente, com predominância do branco. A camisa away é bem classuda, vem em branco, e a gola pólo apresenta um corte especial em azul, que volta a aparecer na barra e nos punhos da camisa.
Outro time que volta a disputar a Série A em 2017 é o Bahia. Os kits são bem tradicionais, respeitando bastante a história dos uniformes do tricolor. O kit home vem na tradicional(e original) combinação em branco/azul/vermelho, com detalhes em azul presentes na camisa. O kit away traz a tradicional camisa tricolor, que vem toda listrada, a gola V em branco dá ainda mais classe a camisa. Short e meias brancas completam o kit.
O Botafogo é o segundo clube patrocinado pela Topper. O kit home é bem tradicional, gola pólo e punhos pretos na camisa listrada, destaco os cortes em cinza presentes na camisa. Short preto e meias cinzas completam a coleção. O kit away vem em cinza, que vem sendo muito utilizado nas últimas temporadas. A camisa vem com as mangas em preto, fazendo com que a camisa fique bem diferente de outras camisas utilizadas pelo clube. Short cinza e meias pretas completam o kit. Destaco a estrela e o nome "Glorioso", aplicados nas faixas presentes na parte superior das camisas.
Mais um clube da Umbro, dessa vez, a querida Chapecoense. O kit home vem com todas as peças em verde, com detalhes em branco. Destaco o grafismo utilizado na parte frontal da camisa, que traz 71 estrelas, em homenagem as vítimas do trágico acidente. O kit away vem com todas as peças em branco, com detalhes em verde. Destaco a gola, que dá bastante classe a camisa.
O Corinthians é o único clube patrocinado pela Nike no campeonato. O kit home vem com a combinação tradicional, com camisa e meias em branco, com short preto. O preto foi utilizado nas mangas da camisa como alusão a camisa de 2000, ano que ficou marcado na história do clube. O kit away vem em preto/branco/preto, a camisa traz as tradicionais faixas verticais brancas, o diferencial fica para o espaçamento das faixas, criando uma efeito bem interessante.
O primeiro clube da adidas é o Coritiba, a proposta dos uniformes titulares da adidas foi referenciar a uniformes da década de 90, como a marca tem feito nessa temporada. A camisa apenas em branco e verde, o destaque fica para a gola listrada e o grafismo presente por toda a camisa, seguindo a linha que era utilizada na década de 90. O kit away traz a camisa listrada, desta vez com apenas duas faixas brancas, o preto foi bastante utilizado nesse kit, aparecendo em todas as peças.
Os kits do Cruzeiro também são bem tradicionais. A camisa home vem toda em azul, com o branco aparecendo apenas na gola, short e meias brancas completam o kit. O kit away é praticamente um negativo do kit home, porém, a camisa conta com mais detalhes em azul, presentes nas mangas e na gola.
Continuando com os uniformes da adidas, dessa vez vem o Flamengo. Seguindo a linha trabalhada, a camisa foi feita com base na camisa de 1994, que traz a predominância do vermelho e com quatro faixas horizontais em preto. As stripes da adidas aparecem apenas nos ombros, e na cor da camisa, como tem sido utilizado pelo Flamengo nessa temporada. Destaco as stripes da adidas utilizadas como detalhe na gola e nos punhos, como era bem comum nos anos 90. O kit away vem com a camisa branca, trazendo a tradicional faixa rubro-negra na região do peito, essas, se estendem até as mangas, diferenciando bastante de outras camisas. Assim como no kit home, o kit away vem com as stripes da adidas na mesma cor das peças.
A Under Armour patrocina dois times no campeonato, o primeiro deles é o Fluminense. Optei por fazer o kit home mais tradicional, com largas faixas tricolores pelo corpo e mangas da camisa, a gola pólo e punhos em branco com grená deixam a camisa ainda mais tradicional e classuda, short e meias brancas completam o kit home.A camisa away traz a faixa tricolor na diagonal, como já foi utilizada pelo clube em outras ocasiões. Short e meias em grená completam o kit.
O penúltimo time da Umbro é o Grêmio. A camisa home vem com as tradicionais faixas tricolores, o diferencial dessa camisa fica para a predominância do preto, que ocupa toda a região das mangas e parte inferior da camisa. Short preto e meias brancas completam o kit. O kit away vem em branco/branco/preto, com o tricolor presente nas três peças, em faixas na camisa e short, e numa única faixa presente nas meias, fazendo com que esta possa ser utilizada no kit home sem comprometer o conjunto.
O kit home do Palmeiras foi inspirado no de 1997, que traz a camisa dividida em dois tons de verde, com o escudo em marca d'agua, ocupando boa parte frontal da camisa, short branco e meias verdes completam o kit. O kit away vem com as peças em negativo do kit home. A camisa vem toda em branco, com alguns detalhes em verde. Destaco as listras do escudo presentes na parte lateral da camisa, e o nome Palmeiras presente abaixo da gola, seguido de um grafismo de arcos.
O kit home da Ponte Preta é bem classudo, a gola e punhos vem em preto, com uma faixa branca em cada. A tradicional faixa diagonal não é interrompida nesse kit, passando da frente diretamente para as costas. Short e meias brancas completam o kit. Diferentemente do home, o kit away é mais arrojado, vem todo em preto, e traz a faixa diagonal apenas na parte frontal, sendo essa cortada por um degradê de listras.
O Santos é o único clube patrocinado pela Kappa na série A de 2017. A proposta foi fazer kits simples, e que trouxessem o símbolo da Kappa aplicado por toda a lateral das camisas e shorts, como a marca já fez, e que resulta num ótimo visual. O kit home vem todo em branco, com o escudo do clube em marca d'agua preenchendo a parte frontal da camisa. O kit away vem com todas as peças em preto, a camisa conta com listras verticais em branco apenas no corpo da camisa, deixando as mangas em preto.
O segundo clube da UA é o São Paulo. O kit home alia a tradição da camisa São-Paulina aos cortes arrojados, tecidos em mesh foram aplicados nas mangas e na parte inferior da camisa. Short e meias brancas completam o kit, detalhes tricolores foram aplicados em ambos. O kit away foge da tradição, traz uma camisa com ampla predominância de preto, com apenas duas faixas vermelhas, intercaladas por faixas brancas. Short e meias pretas completam o kit.
O último clube da adidas é o Sport. Em referência aos uniformes dos anos 90, a camisa vem com gola pólo V, em rubro-negro, as mangas vem em preto, com o vermelho aplicado nos punhos e nas stripes da adidas. Assim como no escudo, três faixas vermelhas são aplicadas sobre fundo preto no corpo da camisa, short e meias pretas completam o kit. O kit away traz de volta o branco, que vem acompanhando de grafite nas três peças. A camisa mantém a gola pólo da home, o destaque fica para as faixas diagonais do escudo, que foram aplicadas na parte frontal da camisa, em marca d'agua.
O Vasco é o último clube da Umbro no campeonato. O kit home vem com todas as peças em preto, com o branco aparecendo em pequenos detalhes, e na tão tradicional faixa diagonal. O kit away é quase um negativo do home, com todas as peças em branco, com detalhes pretos, a gola pólo faz com que a camisa fique mais clássica. Destaco a tipografia utilizada nas peças, que volta a ser vermelha com contorno branco, muito utilizada pelo clube.
O último time do projeto é o Vitória, que vestirá Topper em 2017. A camisa home vem toda listrada em rubro-negro, cores que voltam a aparecer na gola, que vem trabalhada em V. Destaco o grafismo utilizado nas faixas vermelhas da camisa, que foi feito todo com base na letra V. Short e meias pretas completam o kit. O kit away vem com todas as peças em branco, detalhes rubro-negros foram aplicados na camisa, preenchendo bem a parte frontal, e quebrando o branco. Destaco a inscrição "Leão da Barra", presente na parte posterior das camisas.

Você também pode conferir o projeto no Behance, clicando aqui.

Espero que gostem, e que deixem um feedback sobre os desenhos.

6 comentários:

  1. Belíssimas!!! Manda lá pro Mantos do Futebol, lá vai ter uma repercussão maior. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como um todo ficou ótimo, as fonts sempre corretas, os templates maravilhosos, as aplicações perfeitas. Nota 10! Vou tentar pontuar algumas coisas de cada time.
    ACG - A transição entre as faixas ficou show, gostei das linhas nas barras e gola do home.
    Galo - Não curto o excesso de faixas e os patches da Libertas eram desnecessários, valeu pelo detalhe nas costas "Galo forte..." Curti bastante a away.
    CAP - gostei muito do grafismo em círculo partindo do escudo, essa quantidade de listras é legal no clube. Away poderia ter mais cor, mas curti a textura.
    Avaí - bem classuda, básica, mas elegante... muito kit da Umbro né!!
    Bahia - alguns dos detalhes em azul eu traria em vermelho na home, away seguindo a classe da Umbro.
    Bota - A estrela e a inscrição nos ombros ficaram legais, acho que a torcida aceitaria bem esse cinza! Interessante.
    Chape - teve até uma certa cara de Palmeiras, mas ficou legal, as estrelas chamam a atenção.
    SCCP - básico e bonito, tem sido tendência o uso de preto na home.
    Coxa - acho que a home ficaria melhor se a textura tivesse só nas faixas verdes. Away perfeita.
    Cruzeiro - bem básico, mas com escolhas certas (tipo as estrelas soltas).
    Fla - bem interessante esse efeito de tela nas costas e as 'stripes' na cor do kit.
    Flu - Confesso que prefiro um vermelho um pouco mais escuro, a away lembra um kit que vc fez há alguns anos pro clube.
    Grêmio - um dos que mais curti, senão o mais. Gosto de ter bastante preto, abre espaço pruma third azul. Away também espetacular.
    Parma - soluções e ideias interessantes, o clube sempre dá espaço para criação e inovação.
    Ponte - outro belo trabalho, sobretudo na away.
    Santos - essa pegada italiana ficou mais legal do que o que de fato vem sendo produzido.
    SPFC - sempre difícil de fazer algo pra eles, não estou muito acostumado com poucas listras na away, mas ficou bonito.
    Sport - bem interessante, bonito e de classe, gostei das faixas transversais na away.
    Vasco - belos kits, poderia ter arriscado algo mais.
    ECV - faltou só o patrócínio Excel Econômico! Releitura de 93 muito bem feita, ficou lindo, away fenomenal, depois do Grêmio foi a que mais gostei.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. As que mais gostei foram a do santos e a do sport

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir